26.11.13

O show tem que continuar

Coluna Tecnologia & propaganda
Por Fernando Flessati fernandoagitorio@gmail.com ou @fernandoflessat

Um balanço do marketing de um dos maiores eventos do planeta

Campanha Rock Rio
Rock in Artplan
Sobe a estrela da Roberta Medina, como porta-voz do maior produto/evento dos últimos tempos, o Rock in Rio 2013. A nova cara dada ao evento, repaginado, provocou a venda antecipada de cerca de 10 mil ingressos, sustentada pela força da marca. Aliás, marca boa vende pelo nome.

  
Mas tudo no balanço de marketing do show é grandioso. Os números confirmam o consumo de milhões de toneladas de batatas fritas ou mais de 530 mil litros de Heineken, bebida pra ninguém botar defeito. 
PAD-7603 (2)
Roberta Medina: a empatia da nova geração do show

Foi bom também para marcas varejistas conservadoras, como Americanas ou Submarino, cada uma delas vendendo cerca de 24 mil produtos, para citar apenas essas duas, assim como foi bom para todos os patrocinadores que associaram suas caras ao evento da família Medina.
A adesão dos fãs na internet carreou mais 10,2 milhões de visitas e o site oficial teve cerca de 4,5 milhões de acessos e 9,2 milhões de visualizações de páginas, sendo 76% dos acessos via desk e notebook e 24% via plataformas móveis, informa a Artplan no seu balanço.
É bem verdade que o Alexa.com, site especializado em métricas de internet, joga um pouco de água fria nos números oficiais e mostra o site oficial na posição 902 no ranking brasileiro, mesmo nos melhores momentos. Diz também que o site oficial é relacionado por 496 links e o máximo de audiência buscado no Google, Yahoo e outros oscilou em 39% nos momentos de maior procura. 



 Rock e show
Campanha social todo mundo faz. Mas a Agência Artplan foi além e mandou bem com o projeto “Lixo no Lixo, Rio no Coração”, um dos temas da edição 2013 do projeto Por Um Mundo Melhor, veiculado nas principais mídias do país e estrelado pelo prefeito do Rio e pelas atrizes Fernanda Montenegro e Paolla Oliveira.
A campanha, combinada com as demais ações empreendidas pelo Rock in Rio, obteve resultados concretos, com diminuição do lixo jogado em diversas áreas da cidade, inclusive em locais onde a multa aplicada pela Prefeitura ainda não estava em vigor, o que demonstra sua eficiência, independentemente da punição. Os dividendos sociais dessa campanha vão continuar por muito tempo.
Entretenimento
Foram 91 horas de música e 160 atrações, o que por si só é grandioso. Transcorrendo na mais harmoniosa comemoração. Vários casamentos e acasalamentos realizados. Todo mundo viu o show transmitido pela TV aberta e fechada e pelas redes do Google.Beyoncé, Maiden, Spreengsteen brilharam e desequilibraram. Raulzito foi bem sacado e todo mundo saiu com a alma lavada.Bruce Springsteen bombou.
O meu Rock in Rio ganhou o mundo

11 de janeiro de 1985, era uma sexta-feira chuvosa, dessas que fazem qualquer carioca ficar em casa, e, no entanto, mais de um milhão de pessoas reunidas, aglomeradas, amassadas se acotovelavam ansiosas esperando pela magia do som, por realizar sonhos há muito postergados de ver seus ídolos subirem ao palco, como faziam desde que Chuck Berry e muitos roqueiros exportaram o rock mundo afora. Era uma vitória e um ponto de honra para todos e para o Rio de Janeiro. 
images 2
Freddie arrasou no RR1

O criador da ideia, Roberto Medina, possuía uma vantagem na manga que, no entanto, não lhe diminuía em nada a ansiedade pela estreia do Rock in Rio, mas lhe dava esperança de estar inovando. Era o DNA herdado do pai e do avô, produtores de shows no passado. Naquela noite, quando os primeiros acordes soaram, um misto de adrenalina, lama, orgulho, sexo, drogas e rock and roll se misturaram a uma euforia que eu jamais presenciara. Estava sendo forjada a lenda. Tudo certo, quando justamente a mega estrela Freddie Mercury entrou e arrasou para fazer história.
O pós Rock in Rio I foi difícil. Lembro-me do Medina contando, em almoço na Artplan, a perseguição furiosa e política do governador Leonel Brizola à cidade do rock, cobrando a fatura pelas eleições que vencera. Com a decisão do governador, mais uma vez perdia o Rio de Janeiro. Na porta da Artplan faziam fila os fornecedores, pressionando pelos pagamentos, enfim, foram tempos difíceis para o publicitário empreendedor. Mas, cá entre nós, ele já assistira seu pai vencer este tipo de pressão. Sabia desde criancinha qual a forma correta de lidar com isso. Outro momento emblemático: ouço o Chico Abrea, na época o criativo da Artplan, compartilhar pelo sistema de som do prédio da agência a vitória obtida pelo lindo logo da guitarramundo, escolhido e premiado em um importante festival de propaganda. Era mais um passo no caminho da lenda. 
1991 – Terceiro ato: seis anos depois do primeiro rockinrio, recebo o Medina, acompanhado do fiel escudeiro Marcus Xavier da Silveira, na Golden Cross, solicitando assistência médica em troca de apoio à 2ª edição do festival, que se realizaria no Maracanã. Pensei comigo: vai ser pauleira, talvez meia bomba, mas acreditei e investi o que achei que seria uma verba interessante pelo porte do evento. O resultado do investimento foi bom, mas ganhei um esporro do Milton Afonso, o então boss da Golden, por ter ousado investir em rock em vez de simplesmente pegar carona no evento. Mas o futuro mostrou que meu faro estava certo, o Rock in Rio II no Maraca perdia um pouco do brilho, perdia a lama da cidade proibida do rock renegada, mas manteve a chama acesa e deu retorno a quem investiu. O público aplaudiu Joe Cocker e Prince. A massa prestigiou, mas as roletas viciadas do velho Maraca contabilizaram muitos penetras. O retorno do projeto foi pequeno. No entanto, serviu para ganhar experiência, manter a chama acesa e como ponte para a lenda ganhar o mundo. 
Lançamentos
Globo.com lança o video360, onde o comercial é veiculado antes de todo conteúdo de notícias exibido na telinha ou na tela, informa o Meio e Mensagem.
Vem aí o aplicativo da Puma para avaliar running. Pumatrack oferece aos usuários informações exclusivas sobre desempenho e estilos de corrida quando acoplado ao iPhone. A empresa prometeu à coluna informar a avaliação de especialistas sobre o produto. Vamos aguardar.
                                                                                                 



Nenhum comentário: