14.4.12

MD 5 caminhos para relacionamento online

Maneiras para atrair a atenção online do consumidor

Por Thierry Costa 
Quer maior engajamento por parte do consumidor? Personalize a sua experiência de busca
Sabe-se que a ferramenta de busca nos sites pode aumentar a conversão online de duas a três vezes. Se a Experiência do Cliente no seu site é personalizada, consequentemente esses números tendem a aumentar, assim como o engajamento deles com a sua marca. Uma vez mais engajado, o consumidor está mais apto a voltar a comprar no seu site, recomendá-lo para amigos, e até publicar itens a seu favor nas redes sociais.
A personalização das ferramentas de busca caminha junto com as outras maneiras de personalização que as pessoas estão experimentando, como as de localização, as de redes sociais, e os "assistentes de compras online", que sabem exatamente quais marcas o consumidor prefere, seu histórico de compras e até seu estilo.
Abaixo estão listadas cinco maneiras que garantem uma experiência de compra personalizada para o consumidor. Uma vez utilizadas, elas encorajam não somente o retorno ao seu site, mas também que eles comprem mais e mais vezes.
Disponibilize um histórico de busca: Uma lista de pesquisas recentes, ou histórico de pesquisa, é uma maneira de dizer "bem vindo de volta". Essa lista garante a seu consumidor que ele não precise lembrar o nome exato de um produto, além de ajudá-lo a recordar de uma busca já realizada, encorajando-o a finalizar a compra.
Permita uma seleção de preferência de marca/produto: Em sites que oferecem uma ampla gama de marcas, os consumidores podem encontrar mais facilmente o que procuram se houver a opção de selecionar suas marcas de preferência. Essas podem ser salvas para que, em buscas futuras, o consumidor não tenha que colocar esta informação novamente.
Geolocalizar os resultados de busca: Graças em parte, ao grande volume de uso de dispositivos móveis, os consumidores se acostumaram a ver informações que estão próximas de sua localização. É possível fazer a mesma personalização em sites, simplesmente pedindo aos compradores seu CEP ou endereço enquanto realizam uma pesquisa, assim, serão disponibilizadas apenas a informações que são relevantes para aquela determinada localização. Essa é uma ótima ferramenta se seu negócio apresenta uma loja física, na qual o consumidor pode buscar o que foi comprado, e onde é preciso saber se o artigo se encontra em estoque.
Incluir as redes sociais: Muitos sites estão começando a permitir que os visitantes usem o seu perfil do Facebook como login. Através dessa ferramenta, eles podem ver quem, de sua rede de contatos, "curtiu" um determinado produto. Num futuro próximo, é de se esperar que as redes sociais estejam mais conectadas ainda com as ferramentas de busca. Presume-se que, com o aumento de popularidade do Pinterest, esse seja incorporado às ferramentas de busca, desta maneira, serão disponibilizadas apenas resultados de pesquisa que os amigos do comprador já marcaram em seus pinboards individuais.
Personalização por dispositivo: Agora que os consumidores estão alternando muito rapidamente entre computador, tablet, laptop e smartphones, eles esperam que os sites que visitam se ajustem ao dispositivo em questão, e ainda ao local onde se encontram. Isso vai além da simples busca por celular – trata-se de entregar informações diferentes dependendo da localização do consumidor ou do dispositivo com o qual ele acessa o site.
Ao refinar os resultados de pesquisa em seu site, não se esqueça de considerar as ideias acima para criar uma experiência mais personalizada para seu consumidor. Toques pessoais, seja em resultados de busca ou outros esforços de marketing, ajudam a aproximar o consumidor de sua marca, e aumentam as chances do comprador clicar no botão de "adicionar ao carrinho de compras".

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