13.6.12

Como promover a memória do conhecimento






A IPLANRIO está preservando a história viva da informática

A memoria viva da organizações, museus, é forma avançada de comunicação. Entre as melhores práticas é a perpetuação e transmissão da cultura e valores organizacionais. O IPLAN RIO segue nessa direção.

Atari, walkman, disquete, zip disk, gravador de rolo. Essas e outras cerca de 300 preciosidades foram reunidas pela IPLANRIO para a criação do Espaço-Museu da Tecnologia e Informação, em 2007. A partir de 2010, a exposição tornou-se itinerante para levar às escolas, empresas e obras sociais, os equipamentos utilizados pelo homem na transmissão e armazenamento de conhecimento. Desde a utilização de pedras para contagem à convergência de mídias.
As peças, todas elas catalogadas, foram doadas em sua maioria por servidores. Érica Vital, assessora de comunicação da Iplan e servidora há 11 anos, é uma das responsáveis pelo projeto. Segundo ela, a exposição chama a atenção de pessoas de todas as idades. "Inclusive nós mesmos, aqui na Iplan, ficamos mexendo nas peças. Sempre descobrimos coisas novas. E quando vamos às escolas, a reação das crianças também é ótima. Elas vivem a experiência que seus pais e avós tiveram antigamente."

Érica ainda relembra que apesar da inovação ser tão presente na Empresa Municipal de Informática, é importante não deixar o passado de lado. "Para mim é um grande orgulho poder reviver o passado, resgatando uma ótima época. Ainda mais em um mundo onde a tecnologia avança de forma tão dinâmica, trazendo novidades mais modernas todos os dias."
Para quem se interessou pela exposição, ou queira fazer uma doação, Érica faz o convite: "Fiquem à vontade para conhecer o nosso acervo ou mesmo fazer doações. Recebemos todos os tipos de materiais de informática, desde que estejam em bom estado de conservação. Para quem deseja agendar uma visita da exposição, é importante destacar que ela é gratuita. Basta que o grupo interessado entre em contato conosco para fazermos o transporte do acervo. Levamos o número de peças de acordo com o espaço disponível para visitação."

publicado em




Contato para visitas ou doações:
Espaço-Museu da Tecnologia e Informação
Telefone: 3971-1216 / E-mail: acsiplan@iplanrio.rio.rj.gov.br
Embarque nesta viagem pela história da comunicação humana!










Nenhum comentário: